Sociedade Alternativa

Vocês já devem ter escutado sobre a Ditadura Militar. Talvez na TV, na escola, ou algum amigo ou familiar. Mas se você não sabe o que foi a ditadura, vou explicar rapidamente. No ano de 1964 as forças armadas deram um golpe de estado, assumindo o comando do País. Ao invés dos presidentes serem escolhidos democraticamente, eles eram escolhidos pelo exército, e geralmente eram militares.

A censura era extremamente forte na época. Eram proibidas músicas, revistas, jornais, livros e qualquer tipo de meio de comunicação ou expressão que falasse algo contra o governo. Além dos jornais serem repreendidos, os músicos também sofriam com a ditadura.

Eles se arriscavam compondo músicas com duplo sentido, ou disfarçadas, para passar a sua mensagem de rebeldia. Muitos músicos chegaram a ser exilados. Como por exemplo Caetano Veloso, que compôs a musica London London quando ficou exilado em Londres, na Inglaterra.

Mas uma das músicas mais importantes da época, que era praticamente um hino, foi a música composta por Raul Seixas, que se chamava Sociedade Alternativa. Incentivava as pessoas a fazerem o que quisessem pois era o seu direito.

“Faz o que tu queres pois é tudo da lei… da lei”

Anúncios

Um comentário em “Sociedade Alternativa

  1. Pingback: O Grande Ditador – Chaplin ou Hitler? | Bloqueio Nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s