Contraste: Máquina de Goldberg

Você sabe o que é uma máquina de Goldberg? Máquina de Goldberg é uma mecanismo super complicado para fazer uma tarefa muito simples. O resultado não é importante. O foco é complicar. Você deve lembrar desta máquina no desenho Tom&Jerry, onde o Tom fazia uma engenhocas pra pegar o Jerry. Onde ele joga uma bolinha, que liga um ventilador, que faz o barco andar, que cutuca uma pássaro, que empurra um carrinho, e por aí vai.

capa-do-livro-a-maquina-de-goldberg-de-fido-nesti-e-vanessa-barbara-1353158075154_300x420

Mas eu quero focar em uma HQ chamada A Máquina de Goldberg. A história foi criada pela paulista Vanessa Bárbara, e ilustrada por Fido Nesti. A HQ conta a história de Getúlio, um gordinho punk que é obrigado a ir para o acampamento de férias da escola. Lá ele sofre muito bullyng e é rejeitado pelos seus colegas.

Rufus, o cara que coordena o acampamento, é muito rude e cobra bastante de todos, principalmente de Getúlio. Mas Getúlio acaba conhecendo Leopoldo, o zelador do acampamento, que é fanático por máquinas de Goldberg. Ele ensina a Getúlio como fazê-las, e juntos eles fazem um plano para acabar com a tirania de Rufus, que maltrata a todos no acampamento por décadas.

A HQ passa uma mensagem muito boa. Sobre companheirismo, amizade, e complicar o que é simples. Recomendo que leiam e aprendam a complicar as coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s