Rock e Instrumentos Clássicos: Uma Junção Única

Provavelmente vocês não sabem, mas eu sou violinista, e também grande apreciador da música clássica. Por isso vários projetos envolvendo instrumentos clássicos, chamam minha atenção. Tem alguns que são muito famosos, outros que surgiram a pouco tempo, e eu vou falar de alguns deles.

Primeiramente, vou me livrar logo do grande clássico, que foi quando Metallica subiu ao palco com uma orquestra. Impressionando a todos, mas mostrando que a união pode dar certo. Quebrando preconceitos de estilos, assim como comentei no post da junção de rap e rock, e mostrando que até uma banda de trash pode tocar ao lado de violinos e violoncelos.

Mas esse todos conheciam né? Então vou falar de dois grupos que eu conheci pelo YouTube faz um bom tempo. O Mello-M e 2Cellos. O primeiro é um trio de violoncelistas, e o 2Cellos eu não preciso nem falar, haha. Ambos os grupos tocam rock, e músicas populares como The Final Countdown, Welcome to the Jungle e Smooth Criminal.

Esses dois grupos abriram um pouco minha visão do mundo musical, e eu e uns amigos meus nos inspiramos um pouco neles. Tanto que um dia formamos um grupo e tocamos The Final Countdown, do Europe, e Viva la Vida do Coldplay na frente de umas trezentas pessoas, foi muito bacana.

Há o estilo Symphonic Metal, ou Symphonic Rock, que está bem em alta atualmente. A minha banda favorita deste estilo é a banda Epica. Eu achei eles um dia enquanto procurava “músicas épicas” pra rodar de fundo na minha mesa de RPG. Que louco não? KKK. Essa banda (e esse estilo) mistura de uma forma agradável a guitarra, junto com instrumentos, que geralmente são violinos e violoncelos. Sem falar do vocal, que geralmente tende a ser algo que lembra o canto gregoriano, ou ópera, e algumas músicas possuem até um coral. Neste gêneros também temo Nightwish, que é até mais famos que a Epica. E também tem outra que eu gosto muito, que foi apresentada pra mim através de um amigo, que conheceu através de uma garota da Holanda, que é a banda Globus. Eles se apresentaram também junto a uma orquestra, e ficou muito legal. Aconselho que escutem o seu álbum ao vivo.

E por último, vou falar de duas bandas de Hard Rock. A primeira e a Jethro Tull, eu não escuto muito ela, mas ela é bem famosa pelo seu líder Ian Anderson, que toca flauta transversal. E uma banda bem famosa é a Kansas, que possuía vários trechos com violinos, como a introdução de Hold On, ou o solo de Dust in the Wind.

E pra atiçar a curiosidade de vocês, e ver se despertam o gosto pela junção de rock com instrumentos clássicos, vou deixar aqui pra vocês o que é na minha opinião, uma das músicas mais belas que já ouvi, e que possui um ótimo solo de flauta. Se chama California Dreaming, é do grupo vocal de Folk Rock, Mamas and the Papas.

Era isso galera, desculpem pelo atraso do post. Fui!

Um comentário em “Rock e Instrumentos Clássicos: Uma Junção Única

  1. Pingback: Rock e Instrumentos Clássicos: Uma Junção Única (Parte 2) | Bloqueio Nerd

Deixe um comentário

