Você odeia samba?

Bem, o carnaval passou, e eu vou falar de samba. Por que não falei na semana do carnaval? Porque eu não quis. Agora, FOCO! Se você está neste blog, provavelmente você é nerd, sim, leia lá em cima… “Bloqueio Nerd”. Então você não deve gostar de samba. Aquela música cheia de gritos, com uma percussão repetitiva que toca durante a pior época do ano enquanto todos saem nas ruas trocando doenças e sujando nossas cidades não é? NÃÃÃÃO. Eu estou aqui pra mostrar pra vocês o que é samba. E não, não é aquela gritaria, nem aquela dança onde as mulheres ficam seminuas.

Samba é a música brasileira que deu origem à bossa nova, aquela música triste e calma. O samba fala de muitas coisas, sobre amor, ou até política. Eu não sou um expert em samba, então vamos logo falar do gênio: Chico Buarque. Esse cara é muito bom. Com certeza você já ouviu falar dele, mas garanto que muitos não se deram ao trabalho de ouvir suas músicas. Já falei dele no meu post sobre cotidiano. Ele também compôs várias grandes obras, como Construção, Roda Viva e Geni e o Zeppelin.

As músicas dele tratam não só sobre amor, mas também criticam o comportamento do ser humano e o sistema. Como por exemplo em Cotidiano, onde demonstra que todos os nossos dias são iguais, ou em Geni e o Zepelim, que mostra que nós só nos importamos com a pessoa quando ela pode fazer algo pra gente.

Outro grande mestre do samba foi Cartola. Ele tem uma história incrível, e suas composições incríveis. Utilizando suas dificuldades como inspiração para suas composições. A minha composição preferida dele é As Rosas Não Falam. A música me emociona profundamente. Ele só foi reconhecido pelo seu talento por todos após uma idade avançada, mas felizmente, hoje todos já o consideram um gênio! Ele foi o fundador da escola de samba Mangueira, que no início, era apenas um grupo de amigos fazendo seu bom e velho samba.

 

Não só esses dois contribuíram para o samba, mas também mestres como Tom Jobim, Pixinguinha e Paulinho da Viola. Assista também ao programa Por Toda Minha Vida – Cartola.

Espero que este post tenha mostrado a vocês um pouquinho do verdadeiro samba e que tenha os estimulado a procurar mais sobre ele. Muito obrigado e até a próxima.

Um comentário em “Você odeia samba?

  1. Pingback: Contraste: 100 Anos de Vinicius de Moraes | Bloqueio Nerd

Deixe um comentário

