Um samba como esse tão legal!

Eu já postei um post  aqui no blog intitulado VOCÊ ODEIA SAMBA? e lembro que quando postei o link no facebook um cara comentou “sim”. Simplesmente assim, sem mais nem menos. Acho que ele nem entendeu que era o link de um post! E nem ao menos se explicou. É triste ver pessoas com preconceito. Gente que fala “preto e branco é tudo igual” e quando falamos de samba e pagode dizem “nossa, isso é uma porcaria!”. Sinceramente, eu não gosto desses ritmos, principalmente pagode. Mas há algum tempo descobri o verdadeiro samba brasileiro, aquele das antigas. Músicos que construíram o cenário musical no Brasil, e que sem eles não existiria nossa tão amada MPB! (Cazuza, Lulu, etc.)

E eu não estou falando daquele samba que toca no carnaval. Aquilo é samba enredo. Estou falando de Chico Buarque, Cartola. E agora? Você que sai dizendo “O tempo não para” por aí, já parou pra ouvir Faz Parte do meu Show? Aquilo é uma bossa-nova meu amigo, que pode-se dizer que é um “samba moderno” (que de moderno não tem nada, mas era chamado assim quando surgiu). A própria letra diz:

“[…]Meio bossa nova e rock n’ roll[…]”

Agora que você já entendeu que sem samba a música brasileira não seria o que é hoje, e que existem sim grandes artistas e poetas, grandes gênios que nasceram neste ritmo, posso falar de quem eu quero. O tão conhecido Jorge Ben Jor. Você já deve ter ouvido falar dele, já deve ter escutado ele, mas você sabe me dizer alguma música dele? Hehe, tudo bem.

Ele foi um grande artista brasileiro, ótimo sambista, ainda é! Fez sucesso com pessoas do meio musical, e com a população em geral, e suas músicas tocam até hoje. Levando esse ritmo brasileiro até a Europa. Diria até que ele fez mais sucesso lá do que aqui. Teve até alguns álbuns que saíram apenas no velho continente.

Eu espero que com esse breve entendimento sobre o samba e Jorge Ben Jorge (bem breve mesmo) você se interesse um pouco mais e vá pesquisar um pouco mais. Conheça esse ritmo nacional e contagiante que é o samba. Por favor, deixe esse seu preconceito de lado. Assim você abrirá seus olhos para um novo mundo!

4 comentários em “Um samba como esse tão legal!

Deixe um comentário

