O que é Música?

Todas as pessoas do mundo escutam música todos os dias, querendo elas ou não. A música está em todo lugar. Na televisão, na internet, na rua. É uma indústria que movimenta muito dinheiro, embora não seja a maior. Ela causa muitas discussões, brigas e inimizades, mas também e responsável por muitos sonhos, boas emoções e inspirações pra vida de muita gente. Você, que está lendo isso, provavelmente deve gostar de música. Será que você sabe “o que é Música”?

Falando por um lado mais cientificamente, música é apenas som. Uma vibração captada pelo nosso ouvido, que de certa forma soa agradável e nós reconhecemos como música. Mas música é arte, é algo criado pelos humanos. É um conceito muito abstrato e subjuntivo. Porque tem sons que alguns reconhecem como música, e outros não. Um ÓTIMO exemplo é o famoso “rock pesado”. O conceito de rock pesado varia de pessoa para pessoa, dependendo do nível de “peso” que a pessoa escuta. Se a pessoa escuta só pop, talvez ela ache Metallica pesado, mas se ela curte esses New Metal ou Metal Core da vida, o cara pode achar Metallica tão suave quanto música clássica.

 Pois bem, falando pelo lado artístico, a música é apenas a arte de combinar os sons. QUALQUER som. Se alguém tocar uma nota no violão você facilmente reconhecerá como um som musical, mas… se alguém estralar (ou estalar?) os dedos ou, digamos, abrir uma caixa registradora… Isso é um som musical? Certamente que isoladamente, estes sons não são musicais. Nem mesmo uma nota é um som musical se for tocada isoladamente. Música é sobre emoção, sobre transmitir uma mensagem. Seja ela de amor, ódio ou de indiferença. Se você for capaz de combinar os sons com uma certa intenção, isso sim será a arte de combinar os sons. Isso será MÚSICA!

Eu espero que essa pequena definição sobre o que é música tenha satisfeito vocês. Se concordam, discordam, ou gostariam de dar sua opinião, por favor, comentem aí embaixo. Vou deixar aqui embaixo alguns exemplos de como transformar sons “não musicais” em “sons musicais”.

Anúncios

Um comentário em “O que é Música?

  1. Muito engraçado, eu estava escutando “Money” quando fui ler o post, uahuhauahua :3
    Anyway, acho que “música” e “barulho” são espécies do gênero “som”, mas qual seria o limite entre um e outro?
    Não acredito que qualquer barulho que soe agradável possa ser considerado música e nem que toda música que soe desagradável possa ser (des)classificada como barulho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s