Como Utilizar a Música no RPG?

Hoje eu vou tratar de dois conceitos que já tratamos aqui no blog, separadamente. Mas como esses dois elementos podem trabalhar juntos? Pra quem quiser saber mais sobre RPG, leiam este post sobre RPG de Mesa. Eu já comentei como certas músicas podem nos colocar no clima para realizar certas tarefas (Músicas Para Tarefas Braçais). Como todos sabem, o RPG é um jogo de interpretação (já diz no nome né? Role Play Game), bem parecido com um filme ou anime, onde temos personagens, narrador, vilões, e como sempre, também temos a nossa boa e velha Trilha Sonora. As minhas trilhas sonoras favoritas são do compositor John, O Mestre dos Temas.

No RPG nós temos vários elementos que podemos utilizar para incrementar a experiência. Embora apenas lápis, papel e imaginação sejam necessários, certos acessórios como miniaturas, roupas, armas (de brinquedo) e um notebook, para consultarmos tabelas e colocarmos música. Sem contar os comes e bebes! Porque RPG sem bebida e guloseimas NÃO É RPG! Convenhamos.

Semi - John o Bardo

John Williams, responsável pelos temas do Harry Potter, Star Wars, Indiana Jones, Tubarão e muito mais…

Bem, nas grandes produções de Hollywood, eles contratam gênios, assim como o John, para compor a trilha sonora perfeita. Mas e no rpg, como faz? A não ser que você componha diversas músicas e as grave (ou toque na hora), você terá que utilizar músicas que já existem. Antigamente as pessoas tinham que utilizar um rádio com uma fita ou CD, porém com a tecnologia de hoje, é muito melhor ter o auxílio de aparelhos eletrônicos, como um notebook ou tablet.

Há também alguns softwares que podem nos ajudar nesta tarefa, como:

Windows Media Player – O mais básico de todos. Ele não possui nenhum recurso específico para RPG, mas é um player né. (Se vc tem Mac, sei lá, não sei qual o player do Mac, sou pobre e tenho PC). Mas, para facilitar sua aventura, você tem que prever quais situações vão ocorrer durante a aventura, e prepará-las numa pasta, ou em uma Playlist. Por exemplo: Coloca lá uma música de taberna, uma de batalha, uma boa pra contar uma lenda, uma de chara, e assim vai. Claro que a cena vai durar muito mais do que a música, que vai ter no máximo de 4 a 5 minutos. Mas é só ativar o “repeat” que tá tudo certo.

RPG Sound Mixer – Este é um programa bem antigo, porém não é tão famoso quanto se esperaria. Ele possui ótimos recursos onde se montam grupos de efeitos sonoros, que podem ser acionados por “hot keys”. O programa faz transações suaves, e aciona os efeitos em diferentes volumes e timbres, para dar uma aleatoriedade natural aos sons. As desvantagens são que este software é pago, e que sua interface é bem ultrapassada. Ele tem um aspecto de “Windows 98”. Mas pra quem está disposto a gastar, é um ótimo programa.

SOFT

Print do meu Soft Rope, com alguns grupos que eu criei (apaguei alguns da imagem para os meus jogadores não terem spoiler da aventura)

Soft Rope – Este programa é um pouco mais atual e possui uma interface bem simples. Simples demais até, pois as vezes se tem a sensação de que lhe faltam botões, mas tem que se entender que o programa está em fase beta ainda, e garanto que quando estiver na versão final ele estará ótimo. Diferente do Sound Mixer, onde se aciona os grupos por botões no teclado, no Soft Rope, nós acionamos os efeitos por botões virtuais, que representam os grupos sonoros que você edita. A desvantagem é que não se pode acionar efeitos separadamente dentro de um mesmo grupo, como no Sound Mixer, obrigando-nos a fazer diversos grupo, mas não é nada demais. Como são botões virtuais, podemos colocar imagens neles, o que ajuda ao encontrá-los. Bem, resumindo, pesando na balança, o Soft Rope é no mínimo tão bom quanto o Sound Mixer, e quando estiver na versão final, será melhor ainda. Por isso sugiro que vão ao site e doem na conta do PayPal se gostarem do trabalho.

Escutem agora o tema de CONAN, O BÁRBARO. Um tema excelente para animar suas sessões de rpg! Tumtumtumtum-tumdumdum!!!!! Não esqueça de deixar sua opinião aqui embaixo! Sugira uma música, um software, conte ou pergunte algo e… Mate alguns ORCS!

Anúncios

3 comentários em “Como Utilizar a Música no RPG?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s